Como adicionar campos de dados complementares

Além dos campos padrões dos formulários de cadastro do sistema, ainda é possível cadastrar outros campos, que são os dados complementares. Esses dados podem ser utilizados nos filtros dinâmicos e nos relatórios (se necessário).

Neste artigo, vamos aprender como cadastrar os dados complementares.

Como adicionar dados complementares

Para adicionar dados complementares, após fazer o login no sistema, acesse o módulo Ajustes e em seguida clique no item Dados complementares, conforme a imagem abaixo:

Em seguida, na lista de registros, clique no botão adicionar ( + ), localizado no canto superior direito da tela, conforme a imagem abaixo:

O sistema irá exibir o formulário de cadastro do dado complementar. O formulário possui os seguintes campos:

  • Módulo: Selecione em qual módulo do sistema o dado será adicionado;
  • Tipo: Escolha o tipo do dado complementar;
  • Nome: Informe o nome do dado complementar;
  • Ajuda: Preencha com as instruções de preenchimento do dado complementar;
  • Setor: Selecione o setor que o dado complementar pertence. Ou deixe o campo em branco para ser exibido em todos os setores.

Módulos disponíveis

Os dados complementares podem ser adicionados nos seguintes módulos do sistema:

  • Chamados: O dado complementar adicionado no módulo de chamados, será adicionado no formulário de cadastro do chamado (no acesso interno do Fluxki e na área do cliente);
  • Clientes: O dado complementar adicionado no módulo de clientes, será adicionado no formulário de cadastro do cliente;
  • Projetos: O dado complementar adicionado no módulo de projetos, será adicionado no formulário de cadastro do projeto;
  • Tarefas: O dado complementar adicionado no módulo de tarefas, será adicionado no formulário de cadastro da tarefa.

Tipos de dados complementares

Estão disponíveis os seguintes tipos de dados complementares:

  • Texto;
  • Texto longo;
  • E-mail;
  • Número;
  • Data;
  • Hora;
  • Opções.

Exemplo de dado complementar

Em nosso exemplo, estamos adicionando um campo para cadastro do número do WhatsApp do cliente.

  1. Escolhemos o módulo Clientes;
  2. Selecionamos o tipo “Número”;
  3. Cadastramos o nome da Informação;
  4. No campo Ajuda, adicione uma mensagem que auxilie aos usuários como preencher a informação.

Agora, no formulário de cadastro do cliente, em Dados Complementares irá aparecer o campo para cadastro do número do WhatsApp do cliente:

Se ficou alguma dúvida sobre como cadastrar campos de dados complementares no Fluxki, por favor abra um chamado :)

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