Boas práticas para abertura de chamados
Registrar um chamado de forma clara e completa faz toda a diferença na agilidade do atendimento e na resolução do seu problema.
Para te ajudar a ter a melhor experiência com nosso suporte, separamos algumas dicas importantes. Confira:
1. Escolha um assunto para o chamado
Antes de enviar o chamado, verifique se está informando um assunto que descreva com clareza a categoria ou o tipo de solicitação que mais se encaixa no seu problema. Isso ajuda a direcionar seu atendimento para a equipe certa desde o início.
2. Descreva o problema com clareza
Seja objetivo, mas forneça o máximo de informações relevantes. Pense em responder às seguintes perguntas:
- O que você estava tentando fazer?
- O que aconteceu de diferente ou inesperado?
- Acontece sempre ou foi pontual?
- Desde quando o problema começou?
3. Inclua prints ou vídeos
Imagens ajudam muito! Sempre que possível, envie capturas de tela (prints) ou gravações mostrando o que está acontecendo. Isso evita mal-entendidos e acelera o diagnóstico do problema.
Como fazer captura de tela no Windows
Opção 1: Capturar a tela inteira
-
Pressione a tecla
Print Screen
(pode aparecer comoPrtScn
ouPrtSc
) no seu teclado. -
No formulário do chamado pressione
Ctrl + V
para colar a imagem.
Opção 2: Capturar apenas uma parte da tela
-
Pressione as teclas
Windows + Shift + S
. -
A tela vai escurecer e o cursor vai mudar.
-
Clique e arraste para selecionar a área desejada.
-
A imagem será copiada automaticamente.
-
Cole (
Ctrl + V
) no formulário do chamado.
Como fazer captura de tela no Mac
Capturar a tela inteira
-
Pressione
Command (⌘) + Shift + 3
. -
A imagem será salva automaticamente na área de trabalho.
- Em seguida, anexe no formulário do chamado.
Capturar parte da tela
-
Pressione
Command (⌘) + Shift + 4
. -
O cursor vai virar uma cruz. Clique e arraste para selecionar a área.
-
A captura será salva automaticamente na área de trabalho.
- Em seguida, anexe no formulário do chamado.
4. Informe dados específicos
Dependendo da situação, alguns dados podem ser muito úteis, como:
- Nome do imóvel, cliente ou contrato afetado
- Data e horário em que o problema ocorreu
- Nome do usuário que teve o erro (caso existam vários usuários no sistema)
5. Evite abrir vários chamados para o mesmo assunto
Se o seu problema ainda não foi resolvido, não se preocupe! Você pode acompanhar e responder diretamente no chamado já aberto. Isso facilita o acompanhamento e evita duplicidade.
6. Fique atento às respostas
Sempre que o suporte responder seu chamado, você será notificado via e-mail. Fique de olho para não perder nenhuma atualização. Quanto mais rápido você puder responder, mais rápido seguimos com a resolução.
Seguindo essas boas práticas, conseguimos te atender com muito mais agilidade e precisão.
Conte com a gente sempre que precisar!