Funil de vendas e oportunidades

Com o CRM da Cim você poderá gerenciar as oportunidades de negócios da sua empresa. É possível personalizar o funil de vendas e acompanahr as oportunidades em cada uma das etapas.

Abaixo, vamos aprender como criar o funil de vendas, personalizar as etapas, adicionar e gerenciar as oportunidades.

Visão geral

Para acessar o funil de vendas ou oportunidades, faça o login no CMS e em seguida no menu principal clique em Comunicação > Oportunidades.

O quadro de oportunidades será exibida na tela. A lista é dividida em colunas, que são as etapas do funil. E cada etapa terá a lista de oportunidades

Abaixo vamos aprender como personalizar as etapas do funil e como gerenciar as oportunidades.

Configurando as etapas do funil

No primeiro acesso ao módulo de Oportunidades, a lista estará vazia e será necessário configurar as etapas.

Para configurar as etapas, clique em "Configurar etapas", conforme a imagem abaixo:

Em seguida, clique em "Criar etapas padrões":

O sistema irá configurar as etapas padrões que são:

  • Prospecção
  • Qualificação
  • Proposta
  • Negociação
  • Fechamento
  • Ganhou
  • Perdeu

Editando as etapas

Se você preferir, poderá editar as etapas do funil de vendas e personalizar as cores de cada uma das etapas.

Você poderá alterar a ordem das etapas, clicando sobre a etapa desejada e arrastando-a para a posição desejada.

Você também poderá adicionar novas etapas, clicando em "+ Adicionar". Informe o nome da nova etapa e escolha o tipo:

  • Etapa intermediária

  • Ganhou: Negociação bem sucedida

  • Perdeu a negociação

Para apagar a etapa, clique no "X" ao lado da etapa desejada.

Para finalizar a edição das etapas do funil de vendas, feche a janela clicando no x ( no canto superior direito da tela).

Com as etapas configuradas, é a tela abaixo que você irá visualizar:

  • As etapas que foram configuradas serão exibidas em formato de quadro.
  • Cada uma das etapas, possuí uma cor de destaque

Além disso, você ainda poderá personalizar a visualização do quadro, clicando nos botões de ações no topo do quadro:

Ao clicar sobre os botões, você pdoerá:

  • Mostrar apenas minhas oportunidades: Exibe apenas as oportunidades que o usuário é responsável;
  • Mostrar ganhou perdeu: Exibe as colunas Ganhou / Perdeu no quadro:

  • Configurar etapas: E por fim, o acesso para editar as etapas do funil.

Criando uma oportunidade

Existe duas maneiras de adicionar uma nova oportunidade no CRM:

  • Através de uma mensagem recebida;
  • Ou adicionando diretamente no funil de vendas.

Para adicionar a oportunidade diretamente no funil de vendas, acesse o módulo Comunicação > Oportunidades. Em seguida clique no botão "+ Adicionar".

O formulário para cadastro da oportunidade será exibido.  O formulário é composto por:

  • Tipo: Escolha o tipo de oportunidade. Aqui você poderá escolher entre:
    • Venda
    • Venda de imóvel (para quem utiliza o Cim Imob)
    • Aluguel (para quem utiliza o Cim Imob)
    • Aluguel de temporada (para quem utiliza o Cim Imob)
    • Venda de produto (para quem utiliza o módulo Loja virtual)
  • Etapa: Escolha a etapa que a oportunidade será relacionada.
  • Contato: Selecione o nome do contato / cliente / interessado
  • Nome: Informe um nome para a oportunidade. O nome será exibido no quadro e poderá ajudá-lo a identificar a oportunidade.
  • Observações: Outras informações sobre a oportunidade
  • Responsável: Será relacionado automaticamente com o usuário que está adicionando a oportunidade.
  • Valor: Informe o valor da oportunidade.
  • Interesse: Arraste a barra para até a posição desejada. Dica: Quanto mais próximo de zero, mais fria a oportunidade. Quando mais próximo de 100 mais quente é a oportunidade.

Além dos campos acima mencionados, dependendo do tipo escolhido alguns dados adicionais podem ser solicitados:

  • Se escolher o Tipo Venda de imóvel, Aluguel ou Aluguel de temporada: Será habilitada a opção para selecionar o imóvel que o cliente tem interesse;
  • Se escolher o Tipo Venda de produto: Será habilitado a opção para selecionar o produto que o cliente tem interesse.

Após preencher o formulário de cadastro da oportunidade, clique em Salvar.

Abaixo, temos o exemplo de um formulário preenchido:

Na lista a oportunidade será exibida, conforme a etapa configurada:

Criando a oportunidade a partir de uma mensagem

O sistema também permite que a oportunidade seja criada a partir de uma mensagem que o contato enviou no site.

Para isso, acesse o menu "Comunicação > Mensagens". Na lista de mensagens, clique para visualizar a mensagem desejada.

Na tela de visualização da mensagem, o botão "+ Criar oportunidade" é exibido:

Ao clicar no botão, o formulário de cadastro da oportunidade será exibido. Agora, alguns dados já estão preenchidos com os dados da mensagem. Faça os ajustes se necessário e clique em "Salvar".

Após salvar, a mensagem será atualizada com a oportunidade criada. 

Você poderá alterar a etapa da opoertunidade ou clicar para visualizá-la.

Visualizando a oportunidade

Para visualizar mais informações sobre a oportunidade, clique sobre o card e você será direcionado para a tela de visualização.

Aqui você poderá visualizar os dados do contato e adicionar observações ou comentários sobre a oportunidade.

Além disso, poderá alterar a etapa do funil de vendas ou criar uma nova conversa com o contato.

Dicas de uso

Para alterar a etapa da oportunidade, no funil de vendas clique na seta (conforme a imagem abaixo) e escolha a nova etapa.

Aqui, você também poderá editar a oportunidade, duplicar ou apagar.

Alguns recursos extras podem ser adicionados ao CRM em breve. Caso tenha alguma sugestão ou dúvida, entre em contato com a equipe de suporte.

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